quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Gripe A: Saúde 24 e Governo recrutam em separado

O Ministério da Saúde e a linha Saúde 24, gerida pela empresa Linha de Cuidados de Saúde SA em colaboração com a Direcção-Geral de Saúde, estão a recrutar enfermeiros em iniciativas separadas. Os anúncios estão nos sítios da Internet da Direcção-Geral de Saúde e da linha Saúde 24.

A Direcção-Geral está a recrutar enfermeiros para colaborarem no atendimento apenas sobre a Gripe A em regime de turnos. Neste caso são pedidos enfermeiros para Lisboa, Évora, Coimbra e Castelo Branco. Já na iniciativa da linha Saúde 24 estão a ser recrutados enfermeiros para prestarem esclarecimentos sobre qualquer tipo de doença. Os locais de trabalho são, neste caso, em Lisboa e Porto.

Depois de a própria ministra assumir que a linha Saúde 24 não estava a cumprir o contrato firmado surgem iniciativas para reforçar o atendimento do 808 24 24 24.

As ofertas de emprego surgem dias depois das notícias que davam conta que a linha de Saúde 24 tem atendido apenas 30% das chamadas a que se propôs. Na altura, Ana Jorge contabilizou as «falhas» do atendimento. A ministra explicou que a empresa se tinha comprometido a atender, no mínimo, 10 mil chamadas por dia, mas que a Saúde 24 só estava a responder a 3 mil.

Na terça-feira, a ministra Ana Jorge admitiu estar a estudar a melhor forma de melhorar o atendimento da linha.

«A Direcção-Geral da Saúde, que gere o atendimento da linha em colaboração com a empresa, tem estado a desencadear uma série de processos para responder e aliviar essas questões quer do atendimento mais rápido, quer do retorno», afirmou Ana Jorge, citada pela «Lusa».

Antes, as medidas adoptadas iriam ser tomadas em «colaboração», uma vez que a Saúde 24 é gerida quer pela Direcção-Geral de Saúde, quer pela empresa Linha de Cuidados de Saúde SA, agora, Ministério e Saúde 24 adoptam recrutamentos em separado.


Sem comentários: