domingo, 4 de outubro de 2009

FNAEE e Gripe A




ESTUDANTES DE ENFERMAGEM RECLAMAM PARTICIPAÇÃO ACTIVA NOS PLANOS DE CONTINGÊNCIA DA GRIPE A


A Federação Nacional de Associações de Estudantes de Enfermagem (FNAEE) defende a inclusão dos estudantes de Enfermagem no plano prioritário de vacinação, a alteração dos seguros escolares para que passem a abranger as infecções por H1N1 e uma maior participação dos alunos nos grupos de trabalho dos planos de contingência.

A estrutura que representa os estudantes de Enfermagem considera “fulcral” que estes alunos sejam ouvidos na questão da prevenção e combate à Gripe A. “É importante que, pelo menos um estudante, seja incluído nos grupos de trabalho do plano de contingência”, sublinha Ricardo Martins, presidente da FNAEE, ao Canal UP.

Como são estudantes da área da saúde “terão uma visão e opinião diferente e mais pormenorizada com aspectos pertinentes relativamente à posição dos estudantes face à pandemia”.

À semelhança da posição assumida pela Associação Nacional de Estudantes de Medicina, a estrutura que representa os alunos de Enfermagem também exige a inclusão destes alunos nos grupos prioritários de vacinação da Gripe A.

“Como os enfermeiros, e outros profissionais de saúde, os estudantes de Enfermagem em ensino clínico estão expostos aos mesmos factores de contaminação que os anteriores”, argumenta a FNAEE em comunicado.

Outra das propostas da federação passa pela actualização dos seguros de saúde escolares dos estudantes de Enfermagem, com a “inclusão de uma cláusula relativa à gripe e à infecção causada pelo vírus H1N1”.

Além disso, a FNAEE reclama a disponibilização de informação sobre o plano de contingência e as medidas a tomar em caso suspeita ou contágio nos sites das instituições de Ensino Superior, assim como sessões de esclarecimento sobre a Gripe A nos primeiros dias de aulas.


Ana Oliveira



Sem comentários: